Sobre o CEV Colégio

Desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, os estudantes do CEV Colégio são estimulados a aprenderem as mais diversas áreas de ensino. Tudo é cuidadosamente pensado com segurança, conforto e todo apoio necessário pra o desenvolvimento das habilidades individuais e sociais da criança.

A sistemática de avaliação, do 1º ano ao 5º ano, tem características próprias, que se diferenciam dos anos posteriores. Aplicada e estruturada dessa forma, ela se adéqua às condições pedagógicas para que nossos aprendentes alcancem os resultados que irão conduzir toda a sua vida.

Além disso, no CEV,  cada aula é cuidadosamente planejada para que realizemos um trabalho completo em cada área do conhecimento, e eficiente na dinâmica do ensino-aprendizagem. Há uma preocupação constante em formar jovens felizes e antenados com as necessidades, exigências e oportunidades que a sociedade contemporânea oferece.

PROFESSORES

Ao perseguir nosso compromisso de melhorar sempre, não economizamos esforços e colocamos, além da experiência e trabalho, o talento e a dedicação de um grupo de educadores que assumem com a família a formação completa de seus filhos, nossos alunos, na sublime missão de educar para a vida.

Com um corpo docente capacitado e preparado para oferecer o que há de mais avançado em metodologias de ensino, nós do CEV COLÉGIO nos preocupamos em estimular os estudantes para a aprendizagem, mas sem fórmulas prontas.

Nossa proposta é conduzir o discente à assimilação de conhecimentos, assegurando-lhe o prazer em aprender. Por meio de um acompanhamento individualizado, procuramos identificar as necessidades e dificuldades de cada indivíduo, a fim de tornar as aulas cada vez mais interessantes e possibilitar que todos tenham condições de aproveitar ao máximo.

Além do currículo tradicional e obrigatório, oferecemos diversas atividades extracurriculares que visam promover a sociabilização, a integração, o espírito de equipe, o desenvolvimento intelectual e físico de nossos alunos. Destacando-se o esporte, a dança, o teatro, e a nossa tão aguardada Gincana Cultural.

Nossa Gincana Cultural tem uma característica marcante e um viés sócio afetivo enraizado, merecendo especial atenção, pois é o momento de maior demonstração do entrosamento de toda a família CEV. Alunos, ex-alunos, pais, colaboradores em geral são mobilizados para alcançarmos o maior objetivo: exercer a cidadania por meio de uma competição saudável, em que a grande vencedora é a comunidade escolar.

Não poderia ser diferente, afinal nossa filosofia é a busca do ensino individualizado e diferenciado e, para tanto, não medimos esforços para fazer de nossa Escola a melhor opção de ensino. Com profissionalismo, seriedade, transparência, e espirito inovador, buscamos de forma contínua e o aprimoramento de nossos métodos, a fim de garantir a satisfação total de pais e aprendentes.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

À escola compete desencadear ações de modo a atender os fundamentos legais e assumir institucionalmente suas responsabilidades em relação à aprendizagem, objetivando o crescimento contínuo de seu alunado. Esse é o nosso desafio: formar crianças e jovens com um espírito crítico para enfrentar o novo milênio. Daí o nosso lema: Resultados para a vida.

Nossa proposta pedagógica possui, ao mesmo tempo, um eixo de criatividade e outro de controle das ações empreendidas no interior da escola, possibilitando a construção de uma identidade própria aos alunos do CEV COLÉGIO, baseada na reflexão, na ética e na cidadania e se estende para as dimensões do convívio democrático, baseado no valor da dignidade e da autonomia do sujeito e do ser coletivo – elementos fundamentais para a conquista de uma Educação de qualidade.

O ato pedagógico é o processo de interação da relação ensino e aprendizagem, transpondo o limite da simples transmissão de conhecimento para a dinâmica doprocesso, por isso a proposta pedagógica do CEV COLÉGIO é apoiada:

• na concepção de uma educação orientada para a formação de uma cidadania ativa e uma educação para o desenvolvimento;
  • na interdisciplinaridade;
  • no desenvolvimento de uma consciência crítica;
  • no envolvimento das pessoas: a comunidade interna e externa à escola;
  • na autonomia, responsabilidade e criatividade;
  • no foco em resultados.

Tomamos como diretrizes os Parâmetros Curriculares Nacionais por constituírem um referencial de qualidade para a Educação em todo o Brasil. No entanto, apesar de apresentarem uma estrutura curricular completa, são abertos e flexíveis, exigindo adaptações para a construção do fazer pedagógico de cada instituição.

No CEV colégio, isso pode ser verificado pela introdução em nossa grade permanente das disciplinas NDPC (Noções de Direito Política e Cidadania) no 1o anodo ensino médio e NEFE (Noções de Economia Finanças e Empreendedorismo) no 2o ano do ensino médio.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Uma ferramenta importante em todo o processo e um grande diferencial é a nossa sistemática de avaliação dos alunos.

É uma avaliação continuada com provas subjetivas duas vezes por semana e uma primeira recuperação de forma paralela (REC 1), em geral aplicada três semanas após a realização da prova complementada pela recuperação no final do ano (REC 2).

Essa sistemática de avaliação proporciona ao CEV COLÉGIO o desenvolvimento em seu corpo de aprendentes o hábito do estudo cotidiano em detrimento do estudo para provas somente mensais e bimestrais.

No mais, além das provas subjetivas existem os simulados modelo ENEM (PROVA ENEM) que são aplicados semanalmente.

CORPO PEDAGÓGICO

UNIDADE KENNEDY

• Coordenação Ensino Fundamental I: Neurydan Nogueira Vieira
  • Coordenação Ensino Fundamental II: Expedito Pessoa Batista Filho